
Vale do Pati
3 dias | Trekking | Roteiro Circular
Assista um resumo dessa experiência:
Duração: 3 dias
Distância: 35 a 45km
Dificuldade: Intermediário
Início: Povoado Guiné (Município Mucugê)
Fim: Povoado Guiné (Município Mucugê)
No meio da imensidão verde do interior do Bahia, existe uma região mágica, protegida do tempo e da civilização, cheia de vales, montanhas, cachoeiras, grutas e mirantes: o Vale do Pati.
Esses 3 dias de trekking por dentro do Vale te proporcionam uma imersão muito profunda dentro de si e da natureza. Em apenas 14 casas de nativos espalhadas por uma pequena extensão do Vale do Pati, e que funcionam com fogão a lenha e energia solar, sem qualquer carro ou estrada no meio do caminho, são oferecidos aos trilheiros hospedagem e alimentação, além de uma vivência muito especial em sua rotina. Ficar imerso com os nativos traz informação e consciência ecológica na medida em que gera uma inclusão e contribuição com a comunidade local.
Você não vai voltar de lá o mesmo...


Dia 1:
Saída de Lençóis às 7:00h até Guiné (2 horas de carro), povoado onde iniciaremos o trekking. A partir daqui, entramos no Vale e só retornamos para o carro ao final do terceiro dia, serão 3 dias sem sinal de telefone. A trilha começa por volta de 10h com uma subida íngrime de cerca de 1 hora chamada subida dos Aleixos. Após a subida, seguimos em uma caminhada plana incrível pelos Gerais do Rio Preto, onde cruzaremos o Rio Preto e podemos tomar um banho para seguir para o Mirante do Pati, um dos visuais mais alucinantes do Vale. Após um um farto picnic preparado por nossos guias, com direito a café passado na hora, desceremos a Rampa e seguiremos para um banho na Cachoeira da Altina.
Finalizamos o dia com um jantar maravilhoso preparado pelos nativos (comida caseira) e fogueira a um céu estrelado muito especial.
Pernoite: casa dos nativos
Total dia 1: 10km



Dia 2:
Sairemos da casa do nativo após o café da manhã (7h) e subiremos o imponente Morro do Castelo, uma subida íngrime que nos levará até a Gruta da Lapinha, no topo do Morro. Contornaremos o Morro para chegar nos 2 mirantes, onde nosso guia preparará novamente um picnic com vista incrível.
Após o almoço, descemos o Morro do Castelo, paramos na Cachoeira do Funil para um delicioso banho e seguimos de volta para a casa de nativo para jantar e descansar.
Pernoite: casa dos nativos
Total dia 2: 12km


Dia 3:
Sairemos da casa do nativo após o café da manhã e subiremos até um dos principais pontos do trekking: a vista do Cachoeirão por cima. Com diversas quedas que muitas vezes formam arco-íris, seus 300 metros de altura formam uma paisagem de tirar o fôlego.
Depois do lanche nesse visual, seguiremos pelos Gerais do Rio Preto sentido Guiné, onde deixamos o carro no primeiro dia.
De carro, retornaremos para Lençóis. Chegada em Lençois prevista para 19h.
Total dia 3: 18km




O que vamos comer?
• Café da manhã típico Nordestino preparado pelos nativos: ovos, pão, frutas, cuscuz, tapioca, bolo, café, suco.
• Almoço Picnic preparado pelo guia: itens para você montar seu sanduiche natural - pão, queijo, presunto, tomate, cenoura, alface, frutas, ovos, biscoitos e café passado na hora.
• Jantar preparado pelos nativos: Arroz, feijão, macarrão, legumes, carnes, salada.
Podemos adaptar para dietas veganas ou vegetarianas.
Onde vamos dormir?
As casas de nativos onde você vai dormir no Vale do Pati é parte muito especial da experiência. Apenas 14 famílias vivem espalhadas dentro dessas montanhas, sem sinal, sem energia elétrica, nos recebendo com amor e prosa boa. É uma ótima oportunidade para descobrir seus costumes e modo de vida. Os quartos possuem cama, lençóis limpos, cobertor, travesseiro, toalha e banheiros compartilhados. A água que eles usam é água de nascente pura das montanhas ao redor, então o chuveiro é frio.

Guias: Com quem estou fazendo as trilhas?
Nossos guias parceiros são nativos e tem a vida toda de experiência nas matas da Chapada Diamantina. Eles vão te passar uma bagagem rica e incrível da cultura local deste lugar mágico, além de te contar sobre a geologia, fauna e flora da Chapada. Te levarão a degustar um temperinho típico e nordestino e o mais importante, tem amor pelo que fazem por isso a energia da nossa viagem é sempre lá em cima!
Incluso:
• 2 noites de hospedagem na casa dos nativos do Vale do Pati (quartos compartilhados);
• Guia 3 dias;
• Alimentação completa (café da manhã e jantar na casa dos nativos e almoço/lanche de trilha preparado pelo guia);
• Translado Lençóis x Guiné e Guiné x Lençóis
• Seguro Aventura
Não Incluso:
• Despesas pessoais;
• Bebidas (ex: refrigerantes, alcoólicas)
• Qualquer outro item não mencionado como incluso
Próximas saídas:
Abril
1 - 3
5 - 7
8 - 10
13 - 15
17 - 19
18 - 20 (páscoa)
19 - 21
22 - 24
23 - 24 (2 dias)
28 - 30
Maio
2 - 4
5 - 7
7 - 9
11 - 13
13 - 15
16 - 18
30 - 01/06
Junho
6 - 8
13 - 15
20 - 22
27 - 29
Julho
6 - 8
9 - 11
25 - 27
29 - 31
Agosto
2 - 4
5 - 7
7 - 9
11 - 13
23 -25
Setembro
5 - 7
8-10
11 - 13
19 - 21
26 - 28
Outubro
7 - 9
13 - 15
17 - 19
24 - 26
28 - 30
Nov
7 - 9
14 - 16
21 - 23
28 - 30
Dez
7 - 9
13 - 15
23 - 25
30 - 01
Valor
R$ 1900,00 por pessoa
Reserva/Formas de Pagamento
Para reserva da sua vaga é necessário efetuar o pagamento de 30% do valor total do roteiro. O saldo restante deverá ser pago necessariamente até 10 dias antes do início do viagem. Aceitamos:
• PIX ou transferência bancária
• Cartão de débito ou crédito em até 6x (+3% de taxa) - enviamos um link de pagamento
• Parcelamento no PIX (uma parcela por mês até a data da viagem)